Procurando o melhor cabeamento de rede? Conte com a Telecris!
A Telecris está há 28 anos de experiência fornecendo materiais para instalações de rede Telefônicas, TV a Cabo, Marítimas e, redes de Fibras Ópticas.
A Telecris Indústria e Comércio Ltda., foi criada em 1993, iniciando assim uma orgulhosa trajetória no segmento de telecomunicações, fornecendo produtos de qualidade para instalações de redes de telefonia aérea, subterrânea, marítima e óptica, e lá se vão 28 anos de muitas conquistas, conquistas de clientes, fornecedores, colaboradores e AMIGOS.
O cabeamento de rede é parte da estrutura de TI responsável pela conexão entre máquinas e servidores, conecta sistemas de segurança e equipamentos de controle de acesso e gera dúvidas sobre os tipos.
Uma vez que cada rede de computadores é elaborada com um motivo diferente, e precisa operar em condições próprias, é natural que existam diferentes soluções para a sua implementação, o que obviamente inclui os cabos. Veja abaixo quais os principais tipos de cabeamento de rede e entenda suas principais características.
Um cabo coaxial é um fio metálico condutor de sinais eletrônicos, muito usado nos antigos sistemas de telefonia. São caracterizados por uma alta capacidade de resistência por impedir interferências eletromagnéticas.
São divididos em dois tipos: o 10Base2 e o 10Base5. O primeiro é mais fino, flexível e é utilizado em redes ethernet. Já o segundo é mais grosso, menos flexível, mais pesado e mais caro. Era mais usado nas redes antigas dos mainframes.
Os cabos coaxiais estão associados à topologia de barramento, em que todos os computadores de uma rede são conectados por um único cabo, que funciona como única via de comunicação. Ou seja, permite uma só comunicação por vez.
Por esses motivos, esses cabos não são mais utilizados em larga escala atualmente, com exceção dos serviços de televisão.
Os cabos de par trançado, também chamados de cabos UTP, começaram a ser utilizados nos anos 90 como substituição aos coaxiais. Principalmente, por serem mais flexíveis e resistentes. São os mais populares atualmente, podendo atingir 10 gigabits de velocidade.
São feitos de cobre, entrelaçados em forma de trança e revestidos com um plástico isolante. São trançados justamente para evitar interferências eletromagnéticas. Além disso, podem ser divididos em categorias que especificam as características dos cabos, principalmente com relação à frequência.
Cabos de fibra óptica são caracterizados por utilizar vidro em vez de cobre e luz para transmitir informações. São fortemente imunes às descargas atmosféricas e têm baixa capacidade de perda de sinal em grandes distâncias. Além disso, por utilizarem sinais luminosos, permitem uma transmissão mais rápida.
Por serem mais finos, eles tendem a ser maleáveis e mais flexíveis. E, por serem de vidro, não são oxidáveis e são imunes a interferências, tendendo a ter uma vida útil maior. Ou seja, os custos com manutenção são menores.
Essas características da fibra óptica resultam em maior velocidade de conexão, maior estabilidade e maior escalabilidade.
Os cabos do tipo Universal Serial Bus, mais conhecidos como cabos USB, foram desenvolvidos para conectar dispositivos periféricos ao computador, como exemplos, podemos citar os seguintes itens:
É necessário, porém, ressaltar que, por meio de um adaptador de redes, um cabo de Ethernet pode ser ligado ao computador por meio de sua porta USB. Uma característica que em determinadas situações pode ser muito útil.
Quanto às características gerais do próprio cabo USB, ele pode ser descrito como um filamento de par trançado.
Os cabos crossovers, por sua vez, podem ser descritos como um tipo de cabeamento desenvolvido para viabilizar a conexão entre dois dispositivos de rede, como, por exemplo, dois computadores. Para que essa conexão seja feita, porém, os dispositivos devem ser do mesmo tipo.
Esse cabeamento de rede tem o filamento cruzado, sua característica mais marcante é a sua capacidade de criar uma rede de computadores sem a necessidade de um modem. Alguns anos atrás, quando a internet não era tão difundida, esse tipo de cabo era muito utilizado. Atualmente, porém, ele perdeu espaços para cabeamentos de rede Ethernet mais modernos e eficientes.
Anilha de plástico, arame de espinar, barbante encerado, chave de fenda triangular, fixa cabos, luva de redução, entre diversos outros produtos.
Buscando onde adquirir cabeamento de rede de alta qualidade? A melhor solução você encontra na Telecris!
O que faz a TELECRIS ser uma empresa diferenciada e especial é todo sucesso alcançado ao longo desses anos é fruto de muito trabalho, dedicação e satisfação. Satisfação em atender bem e com pontualidade.
A Telecris visa levar total satisfação a todos os clientes e busca solucionar da melhor forma todas as necessidades do segmento, entre em contato!
Estamos sempre prontos para melhor atendê-los.